domingo, 6 de novembro de 2011

DIRETO AO PONTO


Sobre corrupção no Brasil
José Pinto de Queiroz Filho

Na coluna espaço do leitor (jornal A Tarde, 06.11.2011), Jorge Gazar[1], destaca a participação de Lula, ex-presidente do Brasil, intitulando-o como “o precursor[2] da corrupção institucionalizada”. Pelo que sei, a corrupção no Brasil parece ter surgido desde sua criação.  E Lula pode ser interpretado como um grande negociador democrático que conseguiu dialogar com todas as forças políticas ativas e dominantes para construir no Brasil uma sociedade mais justa, mais produtiva e mais respeitada no exterior, “como nunca se viu antes neste país”.  

Por fim, Gazar, seguindo o mesmo estilo de Dora Kramer, cronista e articulista de imprensa, que costuma adivinhar os pensamentos de Lula – "quando Lula diz que não quer o terceiro mandato entenda-se o contrário" (sic) - e colocar suas próprias palavras, desejos e tendências como se fosse da autoria de Lula.

Ele também o fez da seguinte forma: “As dificuldades da presidente passaram a ser notadas, quando tentou dar uma de Jânio, empunhando uma vassoura virtual. Foi obrigada a interromper a faxina – possivelmente a conselho de Lula -, para não desmontar todo o seu ministério, vendo-o escorrer com a lama pela rampa do Planalto.”

Senhor Gazar, afirmo-lhe que existe uma palavra para designar o porquê de tantos ministros (e senadores, deputados, governadores e quejandos) serem pegos em atos de corrupção: a prática da transparência, junto com a vontade política de reverter o processo iníquo que “nunca antes neste país” foi tão exposto e combatido. 


VEGETARIANISMO, O CAMINHO NATURAL DA EVOLUÇÃO DO HOMO SAPIENS
José Pinto de Queiroz Filho

A humanidade só evoluirá quando deixar de matar animais para comer.




Na página Agronegócios de A Tarde de 21.03.2011 pode-se ler: Aditivo ajuda no ganho de peso em bovinos. Refere-se a um antibiótico, da Phibro, a virginiamicina “...produto terapêutico e potencial aditivo no confinamento de suínos e aves no modelo verticalizado de produção...atualmente sendo testada com sucesso na nutrição de gado de pastagem”.

Eis alguns significados destes “avanços” chamados de tecnologia de ponta para criação de animais de corte -  leia-se animais a ser assassinados para satisfazer o paladar abjeto dos carnívoros de plantão:

  1. Os frangos de corte sofreram uma rápida evolução morfológica e fisiológica, facilitada pelo seu curto ciclo reprodutivo, pela nutrição animal e justificada pela argumentação da necessidade de se produzir proteína animal para o consumo humano.(...) a suinocultura e a avicultura deixam de ser atividades familiares de subsistência e hoje são atividades tipicamente empresariais, devido ao domínio dos empresários rurais”.
  2. Confinamento: Este sistema busca reduzir o espaço necessário em instalações, o trabalho, a necessidade de mão de obra, as perdas de energia e facilitar o controle dos animais”.
  3. Verticalização: Na produção de suíno ou frango de corte, a integração vertical ocorre quando uma empresa coordena todo o processo produtivo, fornecendo os reprodutores machos e fêmeas, ou os leitões (suinocultura), e os pintainhos de um dia (avicultura) além de todos os demais insumos e assistência técnica”.
Não é o que afirma os especialistas da área. Senão vejamos:




Na verdade, toda esta tecnologia de morte busca, em última instância, o simples lucro à custa de sofrimentos, agonia e sangue derramado para satisfazer à voracidade dos devoradores de cadáveres, ceifando a vida de animais que também devem ser filhos de deus. A propósito como se pode invocar a graça de deus e depois sacrificar os demais animais se se acredita que todos somos filho dele?[1]


[1] Complementado uma frase de Isaac Singer, Prêmio Nobel de Literatura.

[1] Jorge Gazar é, acredito, coronel reformado da PM baiana.
[2] De acordo com o dicionário HOUAISS, precursor significa, entre outras coisas, “que ou o que precede, anuncia, prenuncia, prepara ou indica a vinda ou o acontecimento de; que ou o que vai adiante, anuncia algo de novo ou se antecipa a (alguém ou algo)... vem antes de ou dá origem a.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário